domingo, 1 de novembro de 2015

DE MÃOS DADAS COM A PROCRASTINAÇÃO

Eu deveria estar fazendo minha apresentação para o trabalho de Toxicologia Clínica, mas ao invés disso estou procrastinando um pouco, qualquer coisa depois passo a noite anterior acordada fazendo...

Procrastinar: transferir para outro dia ou deixar para depois; adiar, delongar, postergar, protrair

Por que somos tão bons em deixar as coisas para a última hora? Faço essa pergunta toda vez que tenho que passar a madrugada acordada terminando um trabalho, estudando para prova ou ajeitando alguma coisa da vida...
Se houvesse um emprego de procrastinador, eu seria uma das melhores no ramo; ou talvez todos nós fôssemos muito bons, até porque assistir aquele episódio do seriado favorito que saiu no fim de semana sempre parece muito mais animador que estudar aquela matéria chata que você devia estar estudando desde a semana passada para não pegar Final...
Só que (essa palavra habita metade das frases do meu vocabulário) sempre achamos um jeito de enrolarmos até não ter jeito mais e aí (quase sempre) as coisas não saem do jeito que deveriam e você começa a se martirizar por ser um procrastinador...
Por que eu não estudei isso desde a semana passada, ao invés de começar aquele seriado de 200 temporadas?
Por que eu não terminei de ler aquele livro para o vestibular antes de ler a coleção do Harry Potter?
Por que não fiz meu trabalho de Tóxico ao invés de escrever um post sobre procrastinação?
Por que fiquei olhando a timeline (quase sempre um saco) do meu Facebook, ao invés de fazer minhas comidinhas da semana?
Por que assisti "Um amor para recordar" pela centésima vez, enquanto precisava ir ao mercado? (porque precisava chorar com o Landon - lindon - dizendo que "nosso amor é como vento, não posso ver, mas posso sentir")
Por que fiquei pintando Floresta Encantada sendo que minha cama não pode ser utilizada de tanta bagunça?
Segue, mais uma vez, uma lista imensa de perguntas (sempre ultrajustificáveis) de um bom procrastinador.
A resposta, na verdade, é bem simples "porque eu quis!", só que a lista de justificativas nunca parece ter fim. Até porque tudo parece mais legal quando você precisa fazer algo importante (a menos que isso seja para amanhã, porque então a adrenalina sobe e fica tudo fácil e, mal feito)...
Aí você pára e olha para os seus pais, parece que eles estão sempre em dia com tudo, não deixam nada para depois e as coisas dão muito certo mesmo; é nesse momento que você se sente adolescente de volta, porque se pudesse passava a vida deitado na cama assistindo seriado, lendo livros fantásticos e comendo porcaria. Então eu me pergunto "qual o problema comigo?", tenho 23 anos e não me sinto em nada adulta e, muito menos me comporto como uma...
Será que isso é o efeito da tal geração Y a qual pertencemos? Tão conectados aos aparelhos e ao mesmos tempo desconectados de todo o resto. Essa conexão nos deixou meio retardados, preguiçosos e menos adultos?
Qual o problema?
Talvez essa pergunta nunca seja respondida, porque estamos deixando isso tudo nos levar na avalanche que nos amotina (mas da qual não damos nenhum jeito de sair), chamada acomodar...

reprodução


Nada é exatamente como queremos, então não deixe pra amanhã o que pode ser feito hoje, imprevistos acontecem a todo momento. 

Israel Ziller

Nenhum comentário:

Postar um comentário