domingo, 8 de novembro de 2015

O QUE A GENTE PODE FAZER PARA MUDAR?

Outro dia estava eu assistindo Jornal Nacional (as vezes prefiro não assistir jornais para não me estressar, mas nesse dia estava de bom humor) e o Willian Bonner e a Renata Vasconcelos começam a falar da volta da CPMF, apresentado pela nossa Excelentíssima (vaca) Presidenta Dilma e, pelo Ministro (sr. ridículo) do Planejamento Nelson Barbosa e o Ministro da Fazenda Joaquim Levy.
Você não sabe o que é CPMF? 
Não tem problema, eu também não sabia. Mas resolvi procurar saber (porque pela risadinha do sr. ridículo, só podia ser mais uma facada no povo brasileiro)...
A CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) foi uma cobrança que incidiu sobre todas as movimentações bancárias, exceto nas negociações de ações na Bolsa, saques de aposentadorias, seguro-desemprego, salários e transferências entre contas-correntes de mesma titularidade. 
Ela foi aprovada em 1993 e passou a vigorar no ano seguinte com o nome de IPMF (Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira). Nessa época, a alíquota era de 0,25% e sua cobrança durou até dezembro de 1994 quando, como já estava previsto, o imposto foi extinto. 
Dois anos depois, em 1996, o governo voltou a discutir o assunto, com objetivo de direcionar a arrecadação desse tributo para a área da saúde. A partir desse momento, foi criada de fato a CPMF, que passou a vigorar em 1997 com alíquota de 0,2%.
Desde sua criação em 1996, a CPMF já arrecadou 201,2 bilhões de reais (Fonte: Senado Notícias).
Mas para onde realmente foi esse dinheiro? A saúde pública está cada vez mais precária (não só a saúde né? todo o setor público está virando uma palhaçada) e as filas por atendimento médico estão cada vez maiores. Pessoas ficam dias, semanas esperando em uma fila para terem seus tratamentos, quando não morrem com essa negligência com a saúde...
E o pior de tudo que é o NOSSO dinheiro que devia estar sendo utilizado adequadamente. Trabalhamos quase metade do ano só para pagar imposto para ter (desculpe a palavra) uma merda de retorno desse governo de merda!!
Mas voltando a questão da CPMF que o governo quer reimplantar...
"Mas é só 0,2% do que você paga nas suas compras que vai para o Fundo Previdenciário" (vai a merda Joaquim Levy! já não basta toda a roubalheira que fizeram? devolve a porcaria do dinheiro que roubaram que garanto que o Fundo ficará bem tranquilo)
Eu fico revoltada com isso!! Não basta toda a crise que estamos vivendo, todos os impostos que já pagamos e ainda tem coragem de falar que vai cortar até da saúde para investir no Fundo Previdenciário? Diminui esse salário dos Deputados e cia que vai sobrar para a aposentadoria da galera...
Eu não entendo muito de política (acho que esse é grande problema da maioria da população brasileira, a gente não entende a acaba deixando passar batido), mas quando as coisas começam a ficar no estado que estão chegando, alguma coisa tem que ser possível fazer (ou não).
Está previsto para amanhã o início da greve dos caminhoneiros e mesmo achando a pauta deles um pouco difícil de ser atendida, alguém está tentando fazer algo, então "Parabéns caminhoneiros!". Eles estão lutando por algo que muitos de nós acreditamos, mas que não conseguimos nos reunir para lutar, porém só somos fracos quando somos apenas um, então "o que podemos fazer para mudar?"

reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário