sexta-feira, 18 de setembro de 2015

NASCIDA PARA GASTAR, FORÇADA A COZINHAR?!

O título é só a frase do meu avental cor-de-rosa, porque cozinhar é mais um hobby que ainda não tinha contado. Pois é, gosto de brincar de casinha ainda, a diferença é que agora é de verdade... 
Sabia que eu queria ser boleira? Sim! Ter uma confeitaria, onde eu serviria chá acompanhado de um pedaço de um dos meus bolos... (rs)
Eu até queria inventar um sabor novo de bolo, quem sabe chocolate, baunilha e calda de frutas vermelhas? Talvez isso até já exista, mas não me lembro de ter provado um igual ao que imagino. Enfim...
Por enquanto vou fazendo as receitas que já existem, com um toque do meu carinho (nhanhanhan).

A receita de hoje foi o Bolo de Cenoura com cobertura de Chocolate que a mamãe ensinou e, que agora eu vou ensinar quem quiser provar essa gostosura a fazer também!

INGREDIENTES:
Massa:
- 4 ovos
- 1/2 copo (200 mL) de óleo
- 2 copos (200 mL) de açúcar
- 2 e 1/2 copos (200 mL) de trigo
- 1 colher cheia de fermento químico
- 3 cenouras médias

Cobertura:
- 1/2 caixa de leite condensado
- 4 colheres de leite
- 5 colheres de chocolate em pó
- 1 colher de manteiga ou margarina

PASSO A PASSO:
- Bater no liquidificador os ovos, o óleo e o açúcar por dois minutinhos;
- Picar as cenouras em rodelas finas e adicionar ao liquidificador; bater mais cinco minutos;
- Transferir para uma travessa e adicionar o trigo peneirado ao poucos, misturando;
- Adicionar o fermento químico e transferir para forma já untada (eu uso margarina e trigo para untar);


- Levar ao forno pré-aquecido, por 50 minutos à 180°C;
- Esperar refrescar e desenformar;


- Para preparar a cobertura colocar todos os ingredientes em uma panela (uso uma frigideira) e levar ao fogo baixo mexendo até desenvolver consistência de calda (cuidar para não grudar e formar grumos);
- Derramar a cobertura no centro  da massa e esparramar por toda a extensão do bolo (se a cobertura ficar numa boa consistência ela escorrerá sozinha).


Obs.: outro dia deixei a cobertura muito tempo no fogo e quando coloquei sobre a massa não escorreu  e ainda ficou aparecendo os grumos (ficou gostoso, mas nada de boa aparência).


ESPERO QUE GOSTEM TANTO QUANTO EU...

BOM APETITE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário