sexta-feira, 11 de setembro de 2015

HÁ 14 ANOS ATRÁS...


Após 14 anos de um dos maiores atentados terroristas da história, o choque ainda permanece na memória daqueles que viveram (mesmo indiretamente) aquele momento. Eu tinha nove anos e não entendia direito o que significava tudo aquilo, mas ainda sinto o medo que passava em nossa mente pelos familiares que naquela cidade viviam. Hoje consigo imaginar o pânico, o medo e a dor daqueles que tiveram seus entes queridos perdidos naquele terror, 
Quase 3000 mil pessoas foram mortas, além dos óbitos que acontecem até hoje causados por problemas pulmonares nas pessoas que ajudaram a retirar os corpos, naqueles que estavam próximos e acabaram inalando, sem contar aqueles que vivem (como mortos-vivos) no desgosto pela perda de alguém que nunca poderá ser substituído.
O ataque da organização fundamentalista islâmica Al-Qaeda deixou mais que 3000 mil mortos, muitos feridos e edifícios destruídos, esse atentado destruiu o brilho e a esperança de muita gente. 
Quantas sonhos perdidos? 
Quantas famílias enlutadas?
Quantos filhos sem pais?
Quantos pais sem filhos? 
Quantos amores destruídos? 
Quanta "vida" queimada por  alguém tão hipócrita que pede que "não mate os meus, mas eu mato os seus". 

reprodução

Al-Qaeda alegou explicitamente (vídeos e áudios), que os motivos para tal ato repugnante seriam a presença americana na Arábia Saudita, o apoio dos EUA à Israel e as sanções contra o Iraque. Porém alguns analistas políticos colocaram outras motivações, como o fato de Bin Laden ter dito que o profeta Maomé bania a "presença permanente de infiéis na Arábia". Em 27 de novembro de 2001, Osama Bin Laden declarou que "o terrorismo contra os Estados Unidos merece ser louvado, porque é uma resposta à injustiça, com o objetivo de forçar a América a parar com seu apoio à Israel, que mata nosso povo". 

reprodução

Não existem memoriais suficientes para apagar a magnitude desse ato asqueroso, que ainda destrói a vida de muitas famílias. Em seu documentário "Sicko S.O.S. Saúde" Michael Moore, mostra voluntários que trabalharam no Ground Zero, onde ficava o World Trade Center, e que desenvolveram graves doenças respiratórias, mas que o Governo pouco se importa. O documentário é uma crítica ao sistema de saúde norte-americano, mas também mostra o descaso desse Governo com as pessoas que ajudaram e que hoje precisam de ajuda. 

Você pode assistir o documentário legendado completo no Youtube:


Lágrimas envolvem meu ser,
Esperança de um dia viver,
Sonhos que invadem minha alma,
No alarde desesperado da minha calma.
Meus olhos num último brilho de luz,
Se fecham para legar apenas uma cruz.
(L.O.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário